Os conteúdos de geografia propostos pela base nacional comum curricular do ensino fundamental dos anos finais e a pedagogia ontopsicológica
Abstract
Pretende-se com esse documento fazer uma breve análise de como os objetos de conhecimento e habilidade de geografia, elencados pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC) podem contribuir para que o estudante se desenvolva segundo o escopo da Pedagogia Ontopsicológica. Considerando os objetos de conhecimento elencados dentro do eixo temático o Sujeito e Seu Lugar no Mundo, para os quatro anos finais do ensino fundamental dentro do componente curricular de Geografia, se discutiu a possibilidade de uma abordagem metodológica que permita o “Sujeito Fazer e Saber Si Mesmo”.Destaca-se também a importância de pensar esse processo todo segundo o conceito de Pedagogia que Meneghetti (2014) traz, “a arte de como coadjuvar ou evolver uma criança a realização”.Dessa forma todos os assuntos a serem considerados em sala de aula e no ambiente educacional como um todo deve ter sempre como protagonista o sujeito aprendente, pois, somente ele tem as indicações do que e de que forma os conceitos abordados, vão lhe trazer a realização e o autoconhecimento.
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