O preço do título: um ensaio sobre a inserção no campo da pós-graduação stricto sensu
Abstract
Este ensaio se propõe a discutir sobre o ambiente da pós-graduação stricto sensu e de como se dá a inserção dos alunos nos cursos de mestrado e doutorado, uma vez que, além dos requisitos avaliados nas seleções, este ambiente requer que os estudantes se adaptem a este ambiente para assegurar a manutenção da permanência no mesmo. Assim, este trabalho discorrerá a respeito do “preço a ser pago” para permanência na pós-graduação stricto sensu, o qual muitos estudantes desconhecem antes de estarem inseridos nesses programas, o que influencia diretamente em suas vidas em diversos aspectos. Para a análise proposta, foram utilizados os conceitos de Bourdieu, elucidados em sua obra “ O Poder Simbólico”, de 1989.
Downloads
References
BENTO, J. O. Do estado da universidade: metida num sarcófago ou no leito de procrustes? Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superior: Campinas; Sorocaba, SP, v. 19, n. 3, 2014.
BOURDIEU, P. O poder simbólico. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 1989.
COORDENAÇÃO DE APERFEIÇOAMENTO DE PESSOAL DE NÍVEL SUPERIOR – CAPES. Sistema de informações Georreferenciadas - GeoCapes. 2017. Disponível em: < https://geocapes.capes.gov.br/geocapes// >. Acesso em: agosto de 2018.
COSTA, F. J.; SOUSA, S. C. T.; SILVA, A. B. Um modelo para o processo de orientação na pós-graduação. RBPG, Brasília, v. 11, n. 25, 2014.
FURTADO, H. L; HOSTINS, R. C. L. Avaliação da pós-graduação no Brasil. Rev. educ. PUC-Campinas: Campinas, 19(1), 2014.
GODOI, C. K.; XAVIER, W. G. O Produtivismo e suas Anomalias. Cad. EBAPE.BR, v. 10, nº 2, opinião 1, Rio de Janeiro, 2012.
GUIMARÃES, L. V. M.; FARIA, R. C. V.; FERREIRA, D. T. B.s. Sala de aula e perversão: uma análise psicanalítica acerca da relação professor x aluno. Encontro da Anpad, 34, Rio de Janeiro, 2010. Anais… Rio de Janeiro: Anpad, 2010.
MARTINS, A. A. V. HONÓRIO, L. C. Prazer e sofrimento docente em uma instituição de ensino superior privada em Minas Gerais. Organizações & Sociedade: Salvador. vol. 21, nº 68, 2014.
MOREIRA, C. O. F.; HORTALE, V. A.; HARTZ, Z. A. Avaliação da pós-graduação: buscando consenso. RBPG, Revista Brasileira de Pós-Graduação, n. 1, 2004.
ROSA, A. R. “Nós e os índices” – um outro olhar sobre a pressão institucional por publicação. RAE, vol. 48, nº4, 2008.
SILVA, T. C.; BARDAGI, M. P. O aluno de pós-graduação stricto sensu no Brasil: revisão da literatura dos últimos 20 anos, RBPG, Brasília, v. 12, n. 29, 2015.
SOARES, P. C. Contradições na pesquisa e pós-graduação no Brasil. Estudos Avançados, 32 (92), 2018.
Downloads
Published
Issue
Section
License
Autores que submetem trabalhos a esta conferência aceitam os seguintes termos:
a) Autores retêm os direitos de autoria do trabalho, enquanto permitem à conferência disponibilizar o trabalho não publicado sob uma licença Creative Commons Attribution License, que permite o livre acesso, uso e divulgação/compartilhamento do trabalho, com indicação de autoria e sua apresentação inicial nesta conferência.
b) Autores são autorizados a abrir mão dos termos da licença Creative Commons e assumir outros arranjos contratuais separados para a distribuição não-exclusiva e subseqüênte publicação do trabalho (ex.: publicar uma versão revista numa conferência, armazenar em repositório institucional, ou publicar como capítulo de um livro), com indicação de sua apresentação inicial nesta conferência.
c) Autores são estimulados a publicar e distribuir o seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes e após a conferência.