Da escola para o mercado de trabalho
Resumen
Os jovens e adultos com deficiência, possuem a necessidade de desenvolver sua autonomia. Para isso é fundamental a sua inclusão ao mercado de trabalho como pessoas com capacidades. Neste estudo se objetiva compreender na visão de uma instituição de apoio a pessoas com deficiências, como a escola auxiliou ou está auxiliando o aluno com deficiência a se inserir no mercado de trabalho. Os objetivos secundários consistiram em: a) verificar como os alunos com deficiência estão sendo preparados pela escola, para se inserir ao mercado de trabalho; b) entender qual apoio é dado às famílias que possuem familiares com deficiência. Os resultados apontam que os profissionais que atuam nas APAES, tem por objetivo de proporcionar e desenvolver a autonomia das pessoas deficientes e a sua inclusão no mercado de trabalho; o papel da escola ainda não é de inclusão e sim de inserção; nas famílias a deficiência acaba sendo uma relação de superação e angustia e o futuro acaba sendo incerto.
Descargas
Citas
CONHEÇA a História de Luana Dallacorte: 1ª Fisioterapeuta com Síndrome de Down. Realização de Voll Tv. Santo Angelo: Voll Tv, 2019. (4 min.), vídeo, son., color. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=GoTDrusC84E. Acesso em: 30 nov. 2020.
PIMENTEL, Susana Couto Conviver com a Síndrome de Down em escola inclusiva: mediação pedagógica e formação de conceitos. Petrópolis, RJ: Vozes, 2012.
MAZZOTTA, Marcos José da Silveira. Fundamentos de Educação Especial. São Paulo, SP: Biblioteca Pioneira de Ciências Sociais, 1982.
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Autores que submetem trabalhos a esta conferência aceitam os seguintes termos:
a) Autores retêm os direitos de autoria do trabalho, enquanto permitem à conferência disponibilizar o trabalho não publicado sob uma licença Creative Commons Attribution License, que permite o livre acesso, uso e divulgação/compartilhamento do trabalho, com indicação de autoria e sua apresentação inicial nesta conferência.
b) Autores são autorizados a abrir mão dos termos da licença Creative Commons e assumir outros arranjos contratuais separados para a distribuição não-exclusiva e subseqüênte publicação do trabalho (ex.: publicar uma versão revista numa conferência, armazenar em repositório institucional, ou publicar como capítulo de um livro), com indicação de sua apresentação inicial nesta conferência.
c) Autores são estimulados a publicar e distribuir o seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes e após a conferência.