A educação midiática e as tecnologias na escola e na infância
Resumen
No contexto atual da nossa sociedade as tecnologias de informação e comunicação (TICs) vêm mudando a vida de quase todos. As TICs vêm se mostrando cada vez mais necessárias, ainda mais por estarmos passando por uma pandemia a do Covid-19. Com as tecnologias de informação e comunicação especialmente a digital fazendo parte da realidade das pessoas nos seus mais diversos contextos, surgem novos questionamentos, como, que a educação e as tecnologias estão se relacionando? Há muitas possibilidades de relacionamentos, mas como a escola está se posicionando referente a essa temática? Com isso este trabalho visa trazer para a discussão a relação das tecnologias com a educação, destacando a importância da inserção da educação midiática visando formar integralmente o sujeito, como a BNCC orienta em suas competências gerais da educação básicas. Acredito que a inserção da educação midiática e das TICs na educação de forma transdisciplinar irá contribuir para a formação de sujeitos reflexivos, críticos e éticos tanto no ambiente digital quanto fora dele. A pesquisa seguiu a abordagem qualitativa e foi desenvolvida a partir de estudos bibliográficos, o levantamento dos dados buscou sempre trazer para a discussão a inserção das TICs e da educação midiática na escola dando foco para as mídias digitais. A constante evolução do mundo tecnológico nos mostra a importância de que a educação midiática se faça presente nos ambientes educativos visando sempre formar integralmente a todos.
Descargas
Citas
BRAGA, Renê Morais da Costa. A indústria das fake news e o discurso de ódio. In: PEREIRA, Rodolfo Viana (Org.). Direitos políticos, liberdade de expressão e discurso de ódio. Volume I. Belo Horizonte: IDDE, 2018, p. 206.
BRANCO. Fake News e os Caminhos para Fora da Bolha. Interesse Nacional Agosto–Outubro 2017. Disponível em:<https://itsrio.org/wp-content/uploads/2017/08/sergio-fakenews.pdf> Acesso em: 08 de maio 2020.
BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular(BNCC). MEC, CNE. 2018.Disponível em:< http://basenacionalcomum.mec.gov.br/abase/>Acesso em: 17 de abr. 2020.
BRASIL. Parâmetros Curriculares Nacionais. Brasília, DF: MEC/SEF, 1997. Disponível em:<http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/livro01.pdf>Acesso em: 3 de set. 2020.
Cecilio. NOVA ESCOLA. Educação Midiática e BNCC: saiba como aplicar com a sua turma. Disponível em:<https://novaescola.org.br/conteudo/18420/como-trabalhar-educacao-midiatica-em-sala-de-aula>Acesso em: 17 de jul. 2020.
EDUCAMIDIA. In: Educamidia/Instituto Palavra Aberta. Disponível em:< https://educamidia.org.br/ >Acesso em: Acesso em: 29 de ago. 2020.
FREITAS. Letramento Digital E Formação De Professores. Educação em Revista. Belo Horizonte. 2010.Disponível em: <https://www.scielo.br/pdf/edur/v26n3/v26n3a17> Acesso em: 12 de jul. 2020.
FREITAS, L; MORIN, E.; NICOLESCU, B. (1994). Carta de Transdisciplinaridade. Primeiro Congresso Mundial da Transdiciplinaridade. Convento da Arrábida, Portugal, 2-6 Novembro de 1994. Disponível em:< http://www.apha.pt/boletim/boletim1/pdf/CartadeTransdiscipl.> Acesso em: 06 de set. 2020.
INSTITUTO PALAVRA ABERTA. In: Instituto Palavra Aberta. Disponível em:< https://www.palavraaberta.org.br/ > Acesso em: 30 de ago. 2020.
MENEGHETTI, A. O jovem e a ética ôntica. Recanto Maestro (RS): Ontopsicológica, 2013.
OCHS, M. TV Seduc RS. Capacitação em Letramento Digital - Educação Midiática para Cidadania Digital, 2020. Vídeo (62 min). Disponível em:<https://www.youtube.com/watch?v=M8ChrG4B6-Q> Acesso em:
PRENSKY, M. Digital Natives Digital Immigrants. In: PRENSKY, Marc. On the Horizon. NCB University Press, Vol. 9 No. 5, October (2001a). Disponível em :<http://www.marcprensky.com/writing/>. Acesso em 29 de jul. 2020.
TORRES, A.; COSTA. A.; ALVES. L. Educação e Saúde: reflexões sobre o contexto universitário em tempos deCOVID-19. Universidade do Estado da Bahia. Educação e Saúde: reflexões sobre o contexto universitário em tempos de COVID-19. Disponível em:<https://preprints.scielo.org/index.php/scielo/preprint/view/640/885 > Acesso em:07 de Set. 2020.
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Autores que submetem trabalhos a esta conferência aceitam os seguintes termos:
a) Autores retêm os direitos de autoria do trabalho, enquanto permitem à conferência disponibilizar o trabalho não publicado sob uma licença Creative Commons Attribution License, que permite o livre acesso, uso e divulgação/compartilhamento do trabalho, com indicação de autoria e sua apresentação inicial nesta conferência.
b) Autores são autorizados a abrir mão dos termos da licença Creative Commons e assumir outros arranjos contratuais separados para a distribuição não-exclusiva e subseqüênte publicação do trabalho (ex.: publicar uma versão revista numa conferência, armazenar em repositório institucional, ou publicar como capítulo de um livro), com indicação de sua apresentação inicial nesta conferência.
c) Autores são estimulados a publicar e distribuir o seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes e após a conferência.