Formação continuada de professores em contextos integrados: caminhos que articulam universidade e escola de educação básica
Resumen
Este artigo é resultado das reflexões vivenciadas no processo de construção de dissertação de mestrado profissional do Programa de Pós Graduação em Políticas Públicas e Gestão Educacional da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) desenvolvida de 2017 a 2019, acerca dos processos que organizam uma Comunidade Crítica Reflexiva de professores, enquanto ambiente de formação continuada. O objetivo principal foi compreender os elementos que organizam os processos formativos/colaborativos de uma Comunidade Crítica Reflexiva de professores, como potencializadores para a elaboração de uma proposta metodológica de formação continuada que possa ser implementada nos diferentes contextos de atuação docente. Os sujeitos da pesquisa foram professores da rede de ensino de Santa Maria/RS participantes do Grupo de Pesquisa Docência, Infância e Formação (DOCINFOCA). Como referencial teórico, recorremos aos estudos de autores da teórica crítica, tendo em vista o comprometimento político e histórico de transformação da sociedade e das relações de opressão vividas. Como perspectiva metodológica buscou-se a abordagem qualitativa, do tipo pesquisa-ação. Como recursos da ação metodológica optou-se pela utilização das Matrizes Cartográficas contribuindo na compreensão da problemática, e também na produção e organização dos dados, o que nos permitiu perceber a existência de três fatores que representam adversidades nos processos formativos dos sujeitos. Como produto da pesquisa planejamos a elaboração de propostas de formação continuada nos diferentes espaços de atuação docente materializadas através de um curso de extensão a ser desenvolvido com vistas ao diálogo, reflexão crítica e valorização dos contextos profissionais de atuação dos professores.Descargas
Citas
FREIRE, Paulo. A Sombra desta Mangueira. São Paulo, SP. Olho d’ Água. 1995.
FORMOSINHO, João. OLIVEIRA-FORMOSINHO, Júlia. Pedagogia(s) da infância: reconstruindo uma práxis de participação. In. Pedagogia(s) da infância: dialogando com o passado construindo o futuro. Org. Júlia Oliveira-Formosinho e Tizuko Morchida Kishimoto. Porto Alegre. Artmed. 2009.
GRABAUSKA, Claiton José; SEGAT, Taciana. Investigação-ação: Mudando o trabalho de Formar Professores. Carlos Hiroo Saito e Rejane Aurora Mion (orgs.) Ponta Grossa: Gráfica Planeta. 2001.
KEMMIS, Stephen. La formación del professor y la creación y extensión de comunidade críticas de professores. Investigación em la escuela. nº 19. 1993.
MALLMANN. Elena Maria. Pesquisa-ação: preocupação temática, análise e interpretação crítico-reflexiva. Cadernos de Pesquisa v.45 n.155 p.76-98 jan./mar. 2015.
OLIVEIRA-FORMOSINHO, Júlia. Pedagogia(s) da infância: reconstruindo um práxis de participação. In. Pedagogia(s) da Infância: dialogando com o passado construindo o futuro. Org. Júlia Oliveira-Formosinho, Mônica A. Pinazza e Tizuku Morchida Kishimoto. Porto Alegre. Artmed. 2007.
PINAZZA, Mônica A. Desenvolvimento profissional em contexto: estudo de condições de formação e mudança. In. Em busca da pedagogia da infância. Org. Júlia Oliveira-Formosinho e Tizuku Morchida Kishimoto. Porto Alegre. Penso. 2013.
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Autores que submetem trabalhos a esta conferência aceitam os seguintes termos:
a) Autores retêm os direitos de autoria do trabalho, enquanto permitem à conferência disponibilizar o trabalho não publicado sob uma licença Creative Commons Attribution License, que permite o livre acesso, uso e divulgação/compartilhamento do trabalho, com indicação de autoria e sua apresentação inicial nesta conferência.
b) Autores são autorizados a abrir mão dos termos da licença Creative Commons e assumir outros arranjos contratuais separados para a distribuição não-exclusiva e subseqüênte publicação do trabalho (ex.: publicar uma versão revista numa conferência, armazenar em repositório institucional, ou publicar como capítulo de um livro), com indicação de sua apresentação inicial nesta conferência.
c) Autores são estimulados a publicar e distribuir o seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes e após a conferência.