Teoria e a prática: elementos de Pedagogia Ontopsicológica aprendidas nas orientações de estágio
Résumé
-Téléchargements
Références
ABRAHAM, A. O professor também é uma pessoa. Paris: ESF, 1984.
BRASIL. Ministério da Educação. Lei de diretrizes e bases da educação nacional nº 9394, de 20 de dezembro de 1996.
CHARLIER, Évelyne. Formar professores profissionais para uma formação contínua articulada à prática. IN: Formando professores profissionais: Quais estratégias? Quais competências? PERRENOUD, P.; PAQUAY, L.; ALTET, M.; CHARLIER, E. (org.). Porto Alegre: Artmed Editora, 2001. p. 85-102.
GIORDANI, Estela M.; FURTADO, Daniele B. V. Leitura inteligente e o processo de ensino-aprendizagem nos anos finais do ensino fundamental em uma escola do campo. JAI 2014. PROLICEN 2014.
GIORDANI, Estela M. A docência como ato de inteligência e a formação do professor universitário. In: Anuais de I Fórum de Ensino Superior do sudoeste do Paraná e oeste de Santa Catarina. Pato Branco, CEFETI-PR. Fundação Araucária, 2002. p. 54-59.
GIORDANI, E. M; MENDES, A. M. M. A subjetividade no processo pedagógico das orientações no ensino superior. IN: Ações educativas e estágios curriculares supervisionados.
FREITAS, D. S; GIORDANI. E. M; CORRÊA, G.C (org.). Santa Maria, Ed. da UFSM, 2007. p. 87-107
GIORDANI, Estela M.; MENDES, Adriane M. M. Pedagogia Ontopsicologica na orientação do estágio dos anos iniciais do ensino fundamental. [S/l]. Nuances: estudos sobre educação. Set./dez. 2011. v. 20. p. 43-62.
GIORDANI, Estela M.; RAMBO, Márcia Cristiane. Leitura como instrumento de construção do sujeito histórico. [S/l]. Revista Latino-Americana de História. Ago. 2013. v. 2, n. 6. Edição Especial. p. 1145-1157.
GIORDANI, Estela M. et al. Projeto pedagogia Ontopsciológica: promoção e qualificação das práticas escolares. Faculdade Antonio Meneghetti, 2010.
GIORDANI, Estela M. Pedagogia Ontopsicológica e o processo ensino-aprendizagem. IN: O ensino de sociologia no RS: Repensando o lugar da sociologia. MEIRELLES, M.; RAIZER, L.; PEREIRA, L. H (org.). Porto Alegre: Evangraf, 2013. p. 245-261.
LIBANEO, José Carlos; PIMENTA, Selma Garrido. Formação de profissionais da educação: visão crítica e perspectiva de mudança. Educação & Sociedade, ano XX, nº 68, Dezembro/99. p. 239-277
MIALARET, Gaston. A formação dos professores. São Paulo: Almedina, 1991.
MÜLLER, L.S. A interação professor-aluno no processo educativo. 2002.
PIMENTA, S. G. O estágio na formação de professores unidade teoria-prática. São Paulo: Cortez, 1994.
ROGERS, Carl R., Tornar-se pessoa. 5a. ed. São Paulo: Martins Fontes, 2009.
ZABALZA, M. A. O ensino universitário: seus cenários e seus protagonistas. Porto Alegre: ArtMed 2004.
Téléchargements
Publié-e
Numéro
Rubrique
Licence
Autores que submetem trabalhos a esta conferência aceitam os seguintes termos:
a) Autores retêm os direitos de autoria do trabalho, enquanto permitem à conferência disponibilizar o trabalho não publicado sob uma licença Creative Commons Attribution License, que permite o livre acesso, uso e divulgação/compartilhamento do trabalho, com indicação de autoria e sua apresentação inicial nesta conferência.
b) Autores são autorizados a abrir mão dos termos da licença Creative Commons e assumir outros arranjos contratuais separados para a distribuição não-exclusiva e subseqüênte publicação do trabalho (ex.: publicar uma versão revista numa conferência, armazenar em repositório institucional, ou publicar como capítulo de um livro), com indicação de sua apresentação inicial nesta conferência.
c) Autores são estimulados a publicar e distribuir o seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes e após a conferência.