Fahrenheit 451, de Ray Bradbury: uma proposta pedagógica norteadora do ensino-aprendizagem de inglês como língua adicional (ILA)
Résumé
Este trabalho diz respeito a um relato de experiência de ensino de inglês como língua adicional (ILA) por meio da utilização do texto literário Fahrenheit 451 (1953) do escritor norte-americano Ray Bradbury. O objetivo principal é oferecer uma breve reflexão sobre a junção do ensino de ILA aliada ao ensino de literatura de língua inglesa seguido de um breve relato acerca de uma experiência em sala de aula que resultou da união dessas duas estâncias. Essa proposta está amparada sobre a necessidade de se construir uma educação mais direcionada para a formação pessoal e cultural do estudante. Como aporte teórico, autores como Hall (2015), Kramsch (2014), Brunfit et al. (1986), Dalmau et. al. (2012), dentre outras fontes teóricas foram consultados. O trabalho alcançou resultados enriquecedores e diferenciados para a comunidade escolar.
Téléchargements
Références
BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria da Educação Básica. Base nacional comum curricular. Brasília, DF, 2016. Disponível em: <http://basenacionalcomum.mec.gov.br/#/site/inicio>. Acesso em: dez. 2018.
BRUMFIT, C. J.; CARTER, R. A. Literature and language teaching. Oxford: Oxford University Press, 1986.
DALMAU, M. F. C. et al. The use of literature as an advanced technique for teaching English in the EFL/ESL classroom. Educación y Futuro, Madrid, n. 27, p. 217-236, mar. 2012.
DIYANNI, R. Literature: reading fiction, poetry, drama, and the essay. Estados Unidos: Mcgraw-Hill College, 1997.
HALL, G. Literature in language education. Hampshire: Palgrave Macmillan, 2015.
JAKOBSON, R. Linguística e comunicação. São Paulo: Cutrix, 1977.
KRAMSCH, C. Context and culture in language teaching. Nova York: Oxford University Press, 2014.
MILLIGAN, I. The novel in English: an introduction. GB: Palgrave Macmillan, 1983.
Téléchargements
Publié-e
Numéro
Rubrique
Licence
Autores que submetem trabalhos a esta conferência aceitam os seguintes termos:
a) Autores retêm os direitos de autoria do trabalho, enquanto permitem à conferência disponibilizar o trabalho não publicado sob uma licença Creative Commons Attribution License, que permite o livre acesso, uso e divulgação/compartilhamento do trabalho, com indicação de autoria e sua apresentação inicial nesta conferência.
b) Autores são autorizados a abrir mão dos termos da licença Creative Commons e assumir outros arranjos contratuais separados para a distribuição não-exclusiva e subseqüênte publicação do trabalho (ex.: publicar uma versão revista numa conferência, armazenar em repositório institucional, ou publicar como capítulo de um livro), com indicação de sua apresentação inicial nesta conferência.
c) Autores são estimulados a publicar e distribuir o seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes e após a conferência.