A leitura da palavra e a escrita do pensamento: concepções docentes em alfabetização

Auteurs-es

  • Rejane Cavalheiro

Résumé

O escopo de abordagem deste artigo é o de propor algumas reflexões a cerca das concepções agregadas na trajetória formativa docente, tecida ao longo de escolhas de aprofundamento teórico e de experiência histórico­-prática. Tendo como foco o processo de alfabetização é possível constatarmos a necessidade de transformar as práticas de ensino tradicional considerando os achados de pesquisas nas áreas de pedagogia, linguagem e psicologia da educação. A aprendizagem passa a ser protagonizada por quem aprende na mediação de saberes e não mais na transmissão e recepção de conteúdos. No entorno de tais práticas, emergiram nas duas últimas décadas, os visíveis descompassos cognitivos praticados em moldes resultantes da interpretação culturalmente dominante a respeito da alfabetização. Como docentes, alfabetizarmo­-nos metodologicamente no viés que desconstrói certezas resultantes da prática, pode nos auxiliar a visualizarmos o que de certa forma é palpável nas relações de ensinar e aprender. Em educação o verbo garantir não encontra conjugação entre o real e o protagonismo aprendente . O mesmo se refere ao termo eficácia. O futuro das relações educativas são promovidas pelas experiências que vivemos e não pela escolha do método que não as considera. As experiências, precisam ser o marco de propostas visíveis em concepções para uma educação que vise o futuro. As práticas alfabetizatórias tão arraigadas de passado, por não haver ,talvez, um debruçamento denso sobre pesquisas e seus processos, precisam se impregnar de possibilidades de futuro pelas ondas de transformação e mudança que representam os cursos de formação de futuros professores.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Références

CAVALHEIRO, R. Teares formativos docentes no ensino superior. Curitiba: Appris,2017.

CAVALHEIRO, R. Marcas de formação­-processos que tecem trajetórias docentes. Porto Alegre: Imprensa Livre, 2011.

CAVALHEIRO, R.; ISAIA, S.M. A.; BOLZAN, D.P. V. A formação no ensino superior: quais trajetórias de formação têm os professores que formam professores para a escola básica? Revista Brasileira de Pesquisa sobre Formação Docente. V.3, n. 03, 2010.

CUNHA, M. I. Os conceitos de espaço, lugar e território nos processos analíticos da formação dos docentes universitários. Educação Unisinos, v. 12, n. 3, p. 182­-187, set./dez. 2008.

CUNHA, M. I. (Org). Trajetórias e Lugares de Formação da Docência Universitária: da perspectiva individual ao espaço institucional. Araraquara, SP: Junqueira & Marin; Brasília, DF: CAPES: CNPQ, 2010.

DELEUZE, G.; GUATTARI, F. Mil platôs ­- capitalismo e esquizofrenia. Rio de janeiro: Ed. 34, 1995.

FERREIRO, E.; Teberosky, A. Psicogênese da Língua Escrita. Porto Alegre: ArtMed, 1999.

FERREIRO, E. O ingresso na escrita e nas culturas do escrito. São Paulo: Cortez Editora, 2013.

FUNDAÇÃO ANTONIO MENEGHETTI (org.). Pedagogia Contemporânea: responsabilidade e formação do jovem para a sociedade do futuro. Recanto Maestro: Fundação Antonio Meneghetti , 2017.

IMBERNÓN, F. Formação continuada de professores. Porto Alegre: ArtMed, 2010.

LAVILLE, C. B. Saber y Relación Pedagógica. Buenos Aires: Centro de Publicaciones Educativas y Material Didáctico, 2004.

MARCELO GARCÍA, C. A formação de professores: novas perspectivas baseadas na investigação sobre o pensamento do professor. In: NÓVOA, A. Os professores e a sua formação. 2. ed. Lisboa: Nova Enciclopédia, 1995, pp. 51-76.

MARCELO GARCÍA, C. Formação de Professores ­- Para uma mudança educativa. Porto Editora, 1999.

MARCELO, C. Pesquisa sobre a formação de professores: o conhecimento sobre aprender a ensinar. Revista Brasileira de Educação, n. 9, pp. 51­-75, 1998.

MARCELO, C. Formação de professores – Para uma mudança educativa. Tradução: Isabel Narciso. Porto: Porto Editora, 1999.

MENEGHETTI, A. Dicionário de Ontopsicologia. 2. ed. Recanto Maestro: Ontopsicológica Editora Universitária, 2012.

MENEGHETTI, A. Pedagogia Ontopsicológica. 3. ed. Recanto Maestro: Ontopsicológica Editora Universitária, 2014.

JOSSO, M. C. Caminhar para Si. Porto Alegre: EDIPUCRS,2010.

Téléchargements

Publié-e

2022-04-20