A Arquitetura Como Ambiente Humano Na Puberdade: lugar de pedagogia para formar o homem-pessoa na função social

Autori

  • Lygia de Almeida Marques Antonio Meneghetti Faculdade

Abstract

A arquitetura como ambiente construído é o lugar onde se trocam relações de aprendizado e de experiências sociais entre os humanos. É um campo de interações, de vetores múltiplos, onde não só temos as cores, as formas e as imagens comunicantes, como os materiais, as texturas e os sons, mas temos também as pessoas. A harmonia destes elementos faz ingressar em um arco solar de modo nascente e generativo àquele que passa por ali.

O jovem, na idade púbere, encontra-se metabolizado pelo ambiente em um salto que o qualifica muito superior no campo da proprioceptividade. A criança chega aos valores sociais por inata força de autodesenvolvimento, por um crescimento inevitável que a determina à absoluta afirmação egoica de si mesma. No período dos 4 aos 7 anos a criança tem um proceder holístico-gestáltico: até os quatro anos ela estava atenta a uma possessividade mundana para uma afirmação egoísta instintual; agora descobre o primado social, o ponto que pode aferir a ela toda a força e toda a vantagem, e este evento não se passa no contexto familiar e sim no encontro com o social.

A partir destas premissas apresento esta experiência que me foi contratada para desenvolver o Projeto Arquitetônico de Interiores de uma brinquedoteca em um condomínio privado. Por brinquedoteca entende-se o lugar onde as crianças podem brincar e se divertir, jogar, ler, ver vídeos, ouvir música, desenhar, escrever, pintar, compartilhar experiências e interações reais.

Downloads

I dati di download non sono ancora disponibili.

Biografia autore

Lygia de Almeida Marques, Antonio Meneghetti Faculdade

Arquiteta e Urbanista, Artista, Empresária, Profissional liberal, Professora.

Riferimenti bibliografici

REFERÊNCIAS:

MENEGHETTI, A. Pedagogia Ontopsicológia. 3 ed. Recanto Maestro, RS: Ontopsicológica Editora Universitária, 2014.

VÁRIOS AUTORES. Uma Nova Pedagogia Para a Sociedade Futura: princípios práticos. Recanto Maestro, RS: Ontopsicológica Editora Universitária, 2014.

MUNTAÑOLA THORNBERG, JOSEP. La Arquitectura Como Lugar: aspectos preliminares de una epistemologia de la arquitectura. Barcelona, SPAIN: Editorial Gustavo Gili.

SITES E VIDEOS PUBLICADOS SOBRE A PRÁTICA PEDAGÓGICA:

https://www.youtube.com/watch?v=PEfUxasqmzg&feature=em-share_video_user

http://youtu.be/PEfUxasqmzg

https://www.youtube.com/watch?v=RpJdCbPYaRE&feature=em-share_video_user

http://youtu.be/RpJdCbPYaRE

Pubblicato

2018-11-25