Abraçando o Ser Pessoa
Resumo
O autor deste relato de experiência desenvolveu um projeto intitulado “Você precisa de um abraço? ”, em sua escola, no ano de 2019, quando estudava no segundo ano do ensino médio. Na instituição, a perda precoce de um aluno chocou a todos, em especial o corpo discente, que se viu desestimulado por muito tempo – situação que preocupava a todos. A criação de um projeto que estimulasse os alunos a não deixarem se abalar pela situação justamente objetivou despertar nos outros alunos da instituição uma motivação para estudar e realizar as atividades recorrentes do dia a dia. Dessa forma, o projeto trabalhou com essa situação problema por meio de diversas atividades, tais como: conversas individuais e coletivas para tratar a situação de cada um e ao mesmo tempo do grupo. Esse projeto foi realizado através de ajuda voluntária pedida a profissionais da área da psicologia, assim, organizou-se um evento, adicionado ao calendário escolar, onde aconteceram palestras para tratar de temáticas que versavam sobre motivação, autoestima e bem-estar. De uma situação triste, o projeto propiciou conversas positivas aos alunos que transcendia a sua estima, pois começou-se a falar sobre seu futuro e o quão importante é construí-lo no aqui e agora. Após o evento citado, os resultados foram perceptíveis por meio de provas e trabalhos das disciplinas escolares, bem como no sorriso que individualmente cada um passou a expressar. Os mesmos alunos, que antes das palestras estavam desmotivados e com notas baixas, logo depois mostraram resultados melhores, tanto no meio escolar como no social. O autor percebeu que para a grandeza do “ser pessoa” do amanhã, deve-se haver uma autopreparação interna contínua que se começa no hoje.Downloads
Referências
BARROS, Airton Pereira do Rêgo; COUTINHO, Maria da Penha de Lima; ARAÚJO, Ludgleydson Fernandes; CASTANHA, Alessandra Ramos. As representações sociais da depressão em adolescentes no contexto do ensino médio. Estudos de Psicologia (Campinas), [S.L.], v. 23, n. 1, p. 19-28, mar. 2006. FapUNIFESP (SciELO). Disponível em: http://dx.doi.org/10.1590/s0103-166x2006000100003. Acesso em: 19.mar.2021.
LISTER, Rosi. A criatividade é a habilidade número um para o século 21?. Disponível em: https://weareive.org/is-creativity-the-number-one-skill-for-the-21st-century/. Acesso em 19.maR.2021.
RATCHEVA, V. S. e LEOPOLD, T. 5 coisas para saber sobre o futuro dos empregos. Disponível em: https://www.weforum.org/agenda/2018/09/future-of-jobs-2018-things-to-know/. Acesso em 19.mar.2021.
MENEGHETTI, Antonio. Jovens e Realidade Cotidiana. Recanto Maestro, São João do Polêsine, RS: Ontopsicológica Editora Universitária, 2017.
MENEGHETTI, Antonio. Os Jovens e a Ética Ôntica. 2. ed. Recanto Maestro, São João do Polêsine, RS: Ontopsicológica Editora Universitária, 2013.
Downloads
Arquivos adicionais
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que submetem trabalhos a esta conferência aceitam os seguintes termos:
a) Autores retêm os direitos de autoria do trabalho, enquanto permitem à conferência disponibilizar o trabalho não publicado sob uma licença Creative Commons Attribution License, que permite o livre acesso, uso e divulgação/compartilhamento do trabalho, com indicação de autoria e sua apresentação inicial nesta conferência.
b) Autores são autorizados a abrir mão dos termos da licença Creative Commons e assumir outros arranjos contratuais separados para a distribuição não-exclusiva e subseqüênte publicação do trabalho (ex.: publicar uma versão revista numa conferência, armazenar em repositório institucional, ou publicar como capítulo de um livro), com indicação de sua apresentação inicial nesta conferência.
c) Autores são estimulados a publicar e distribuir o seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes e após a conferência.