Projeto "Mata fome na lacuna"
Resumo
A motivação inicial que levou a esta realização foi o desafio de levantar recursos para investimento em viagem técnica. Partimos de um combinado sobre o período antes da formatura da turma e avaliamos o possível destino como sendo o Recanto Maestro, ficando na expectativa do evento a ser anunciado posteriormente. Então a oportunidade se deu na ausência de operadores oficiais da cantina escolar, que passou a representar um problema pela falta de lanche a cerca de 100 estudantes em alguns períodos. Após o levantamento das ideias por meio de brainstorming, formalizou-se a proposta a ser apresentada buscando o apoio da equipe dirigente. Era momento de dar nome e definir a identidade do projeto “Mata fome na lacuna”. Os estudantes se organizaram em equipes e na medida em que sentiam necessidade foram implementando novidades ao trabalho, planejando, organizando, definindo tarefas de operação e fazendo os controles cabíveis. Ao final se percebeu o envolvimento dos estudantes de administração, seus familiares, colegas de todos os cursos, equipe docente e demais servidores técnicos. O trabalho demandou investimentos financeiros e esforços físicos que sofreram adaptações sob orientação dos professores de várias unidades curriculares do semestre letivo 2018-1. Encontros frequentes de avaliação e melhoria se fizeram necessários ao longo de dois meses de operação, mas trouxeram como resultado o êxito em mudanças de comportamento e melhoria de posturas e atitudes.
Downloads
Referências
MENEGHETTI, A. Pedagogia Ontopsicológica. 3.ed. Recanto Maestro: Ontopsicológica Editora Universitária, 2014.
Performance líder, EDIÇÃO ESPECIAL – Ano IX Nº 17.
XAVIER, Carlos Magno da S. Gerenciamento de Projetos: como definir e controlar o escopo do projeto. São Paulo: Saraiva, 2005.
Downloads
Publicado
Edição
Secção
Licença
Autores que submetem trabalhos a esta conferência aceitam os seguintes termos:
a) Autores retêm os direitos de autoria do trabalho, enquanto permitem à conferência disponibilizar o trabalho não publicado sob uma licença Creative Commons Attribution License, que permite o livre acesso, uso e divulgação/compartilhamento do trabalho, com indicação de autoria e sua apresentação inicial nesta conferência.
b) Autores são autorizados a abrir mão dos termos da licença Creative Commons e assumir outros arranjos contratuais separados para a distribuição não-exclusiva e subseqüênte publicação do trabalho (ex.: publicar uma versão revista numa conferência, armazenar em repositório institucional, ou publicar como capítulo de um livro), com indicação de sua apresentação inicial nesta conferência.
c) Autores são estimulados a publicar e distribuir o seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes e após a conferência.