A luta pela moradia: o protagonismo dos movimentos sociais no brasil para a efetivação de direitos
Resumo
A previsão constitucional e infraconstitucional do direito à moradia não é suficiente para garantir residência própria, segura e salubre à toda população brasileira. Nesse sentido, em razão da rápida urbanização, que não foi acompanhada por estratégias, acabou destinando a periferia à população mais carente, em situação de escassez de infraestrutura. Assim, para que a população pudesse acessar os direitos à moradia, a organização em movimentos sociais tornou-se imprescindível, como forma de denunciar a ineficiência do Poder Público e exigir o acesso da população à moradia. A união das comunidades em processos de luta tem sido fundamental para o enfrentamento da vulnerabilidade social em suas diversas faces.Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Secção
Licença
Autores que submetem trabalhos a esta conferência aceitam os seguintes termos:
a) Autores retêm os direitos de autoria do trabalho, enquanto permitem à conferência disponibilizar o trabalho não publicado sob uma licença Creative Commons Attribution License, que permite o livre acesso, uso e divulgação/compartilhamento do trabalho, com indicação de autoria e sua apresentação inicial nesta conferência.
b) Autores são autorizados a abrir mão dos termos da licença Creative Commons e assumir outros arranjos contratuais separados para a distribuição não-exclusiva e subseqüênte publicação do trabalho (ex.: publicar uma versão revista numa conferência, armazenar em repositório institucional, ou publicar como capítulo de um livro), com indicação de sua apresentação inicial nesta conferência.
c) Autores são estimulados a publicar e distribuir o seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes e após a conferência.