Clube de Segurança: Uma nova abordagem para a educação em segurança da informação
Resumo
O presente trabalho tem como objetivo apresentar o Clube de Segurança, projeto desenvolvido na Antonio Meneghetti Faculdade, visando formar profissionais na área de segurança da informação, com enfoque no campo de Hacking Ético (Ethical Hacking). Por meio de encontros semanais, são estudados de forma majoritariamente prática os conceitos base da segurança cibernética, explorando os diversos campos de conhecimento e proporcionando um ambiente dinâmico para o compartilhamento de experiências. Além disso, para aproximar os participantes do mercado de trabalho, também são realizados eventos especiais com profissionais especializados na área de segurança. De forma a conciliar o desenvolvimento do ser, saber e fazer, buscando uma formação integral, durante os encontros também são estimuladas as habilidades de comunicação oral, o exercício da liderança e a busca pelo próprio projeto de natureza.Downloads
Referências
DA SILVA, D. R. P; STEIN, L. M. Segurança da informação: uma reflexão sobre o componente humano. Ciências & Cognição, vol. 10, 2007.
MENEGHETTI, A. A Psicologia do Líder. 5.ed. Recanto Maestro: Ontopsicológica Editora Universitária, 2013.
VIDOR, A.; BARBIERI J. B. P.; GIORDANI, E. M.; SPANHOL, C. I. D.; WAZLAWICK, P. Uma nova pedagogia para a sociedade futura: Princípios práticos. Recanto Maestro:
Ontopsicológica Editora Universitária, 2014.
Downloads
Publicado
Edição
Secção
Licença
Autores que submetem trabalhos a esta conferência aceitam os seguintes termos:
a) Autores retêm os direitos de autoria do trabalho, enquanto permitem à conferência disponibilizar o trabalho não publicado sob uma licença Creative Commons Attribution License, que permite o livre acesso, uso e divulgação/compartilhamento do trabalho, com indicação de autoria e sua apresentação inicial nesta conferência.
b) Autores são autorizados a abrir mão dos termos da licença Creative Commons e assumir outros arranjos contratuais separados para a distribuição não-exclusiva e subseqüênte publicação do trabalho (ex.: publicar uma versão revista numa conferência, armazenar em repositório institucional, ou publicar como capítulo de um livro), com indicação de sua apresentação inicial nesta conferência.
c) Autores são estimulados a publicar e distribuir o seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes e após a conferência.