A importância do diagnóstico precoce de autismo numa visão escolar

Авторы

  • Luma Trinks Faculdade Antonio Meneghetti

Аннотация

O objetivo deste artigo é compreender a importância do diagnóstico precoce de autismo, para estimular o desenvolvimento da criança na escola, analisando o que é autismo e identificando quais são seus níveis; visto que é um assunto que vem sendo cada vez mais discutido entre educadores. A pesquisa conta com duas entrevistas semiestruturadas, a primeira em grupo com uma psicóloga com pós-graduação em andamento na área da psicologia jurídica e avaliação psicológica e uma terapeuta ocupacional com pós-graduação em autismo, as duas funcionárias de APAE (Associação de Pais e Amigos de Excepcionais). A segunda com uma pedagoga, com especialização em educação especial com enfoque no atendimento especial especializado e mãe de uma criança diagnosticada com TEA. Os resultados apontam sobre a importância da família no processo de desenvolvimento da criança e do diagnóstico precoce.

Скачивания

Данные скачивания пока недоступны.

Биография автора

Luma Trinks, Faculdade Antonio Meneghetti

Estudante do 7º semestre de Licenciatura em Pedagogia (AMF).

Библиографические ссылки

AMY, Marie Dominique. Enfrentando o Autismo: a criança autista, seus pais e a relação terapêutica; tradução, Sérgio Tolipan; prefácio à edição brasileira, Marta Midori Yoshijima. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Ed., 2001.

ASSUMPÇÃO, F. B. JR; PIMENTEL, A. C. M.. Autismo Infantil. Revista Brasileira de Psiquiatria. São Paulo, vol.22, p. 37-39, dez. 2000.

BAPTISTA, Cláudio Roberto; BOSA, Cleonice e col. Autismo e educação: reflexões e propostas de intervenção. Porto Alegre: Artmed, 2007.

CAVACO, Nora. Autismo o que precisamos saber: caderno de apoio teórico e prático; Rio de Janeiro: Wak Editora, 2020.

CAVALCANTI, Ana Elizabeth; ROCHA, Paulina Schmidtbauer. Autismo: construções e desconstruções. São Paulo, Casa do Psicólogo, 2001.

CUNHA, Eugênio. Autismo na Escola: um jeito diferente de aprender, um jeito diferente de ensinar – ideias e práticas pedagógicas. Rio de Janeiro: Wak Editora, 6.ed., 2020.

LIMA, Stéfanie Melo; LAPLANE, Adriana Lia Friszman de. Escolarização de Alunos com Autismo. Revista Brasileira De Educação Especial, 22, 2, p.269-. 2016.

MENEGHETTI, Antonio. Manual de Ontopsicologia. Recanto Maestro (RS): Ontopsicológica Editora Universitária, 2010.

PAIVA JUNIOR, Francisco. O que é autismo?. Revista Autismo [s.l.]. Disponível em: https://www.revistaautismo.com.br/o-que-e-autismo/. Acesso em: 04 out. 2020.

WEBER, Claudiane. Imagens Fotográficas e Seus Usos: Aproximações da Ontopsicologia com a Ciência da Informação. 2018. Tese (Doutorado em Cultura e Informação) - Escola de Comunicações e Artes, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2018. doi:10.11606/T.27.2018.tde-03102018-152849. Acesso em: 04 out. 2020.

Опубликован

2022-04-20