Pedagogia da criatividade: o que é e como fazer?
Аннотация
Apresentamos neste case, as passagens teórico-práticas para a dimensão “ser pessoa” no processo educativo, aplicadas dentro de uma disciplina com a proposta inovadora de “Pedagogia da Criatividade”. As metodologias e os resultados estão contidos nos novos objetivos pedagógicos que foram criados a partir do movimento educativo dentro da componente curricular e são: Conhecer e identificar bloqueios que inibem a criatividade, especialmente na infância; Auxiliar a tornar conscientes os aspectos objetivos e subjetivos ligados a criatividade no próprio aluno; Fazer com que cada um encontre a própria voz criativa, identifique a melhor forma de colocá-la no papel e, não tenha medo de compartilhar o resultado; Dar instrumentos e metodologias para que o aluno possa aplicar em sua profissão e/ou trabalho cotidiano. Aplicou-se na prática o conceito de criatividade da Escola Ontopsicológica, que é de criar: construir uma solução positiva não prevista pelas premissas vistas segundo a lógica corrente.
Скачивания
Библиографические ссылки
HOLANDA, Ana de. Como se encontrar na escrita: o caminho para despertar a escrita afetuosa em você. São Paulo: Bicicleta Amarela – Rocco, 2018.
MENEGHETTI, Antonio. Dicionário de Ontopsicologia. 2. ed.. Recanto Maestro (RS): Ontopsicológica Editora Universitária, 2008.
MENEGHETTI, Antonio. Pedagogia ontopsicológica. 3. ed.. Recanto Maestro (RS): Ontopsicológica Editora Universitária, 2014.
MENEGHETTI, Antonio. Perigos da juventude e estereótipos brasileiros. In: FUNDAÇÃO ANTONIO MENEGHETI (Org.) Antonio Meneghetti sobre... jovens e realidade cotidiana. São João do Polêsine, 2017.
MENEGHETTI, Antonio. A criatividade. In FUNDAÇÃO ANTONIO MENEGHETI (Org.) Antonio Meneghetti sobre...Criatividade e sensibilidade estética. Recanto Maestro, São João do Polêsine (RS): Fundação Antonio Meneghetti, 2018.
RUVER, Jacó Felipe. A constante criação infantil: uma pedagogia para a criatividade. Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Pós-Graduação em Educação, RS, 1994. vi, 118 f.
WEBER, Claudiane. Imagens Fotográficas e Seus Usos: Aproximações da Ontopsicologia com a Ciência da Informação. 2018. Tese (Doutorado em Cultura e Informação) - Escola de Comunicações e Artes, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2018.
doi:10.11606/T.27.2018.tde-03102018-152849
Загрузки
Опубликован
Выпуск
Раздел
Лицензия
Autores que submetem trabalhos a esta conferência aceitam os seguintes termos:
a) Autores retêm os direitos de autoria do trabalho, enquanto permitem à conferência disponibilizar o trabalho não publicado sob uma licença Creative Commons Attribution License, que permite o livre acesso, uso e divulgação/compartilhamento do trabalho, com indicação de autoria e sua apresentação inicial nesta conferência.
b) Autores são autorizados a abrir mão dos termos da licença Creative Commons e assumir outros arranjos contratuais separados para a distribuição não-exclusiva e subseqüênte publicação do trabalho (ex.: publicar uma versão revista numa conferência, armazenar em repositório institucional, ou publicar como capítulo de um livro), com indicação de sua apresentação inicial nesta conferência.
c) Autores são estimulados a publicar e distribuir o seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes e após a conferência.