O ócio criativo: relato de experiências de professoras de educação infantil no ensino remoto
Аннотация
O presente trabalho trata da práticas pedagógicas na Educação Infantil desenvolvidas pelas professoras nas escolas EMEF D. Luiz Vitor Sartori e EMEF João da Maia Braga neste período de pandemia e o uso da criatividade para garantir um trabalho de qualidade que atendesse as necessidades das crianças e suas famílias. As Tecnologias de Informação e Comunicação têm sido recursos fundamentais no cenário atual, a fim de minimizar os impactos nos processos ensino aprendizagem das crianças, permitindo a manutenção de vínculos e proporcionando experiências educacionais. Nesse contexto, surgem inúmeras possibilidades de autoria, criação e expressão por meio das tecnologias, na qual alunos e professores são protagonistas, (re) significando formas diferenciadas do ensinar e do aprender. O planejamento e integração desses recursos na prática docente, exige o desenvolvimento de novas habilidades e conhecimentos tecnológicos e teóricos. Ao longo do processo, as dificuldades foram sendo superadas, fazendo com que o processo ensino aprendizagem acontecesse de forma positiva, proporcionando maior abertura, criação e expressão nos participantes, apesar, de inicialmente,gerarem ansiedade. Potencializa-se assim possibilidade de autoria e protagonismo docente, trazendo transformações para a formação, o desenvolvimento e a prática educativa mediada pelas tecnologias.
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Библиографические ссылки
BARBOSA, M. C. S. Por amor e por força: rotinas na educação infantil. Porto Alegre: Artmed, 2006.
KISHIMOTO, M. T. (org.) Jogo, brinquedo, brincadeira e a educação. São Paulo: Cortez, 2010.
MARTINS Filho, A. J. Minúcias da Vida Cotidiana no fazer - fazendo da docência na Educação Infantil. Florianópolis: Edit. Insular, 2020.
https://www.tempojunto.com/2015/08/16/uma-brincadeira-de-circuito-para-se-movimentar-ao-ar-livre/
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