Projeto Estamos Juntos: amparo às novas mudanças na área da educação
Abstract
No ano de 2020 iniciou-se a pandemia de coronavírus. Fato que surpreendeu a todos e provocou inúmeras mudanças em diversas áreas. Na educação, como uma das áreas mais afetadas, evidenciou-se o fato de que os professores não estavam preparados para um novo modo de ensino: o ensino à distância. Diante deste “novo normal” para os educadores, foram identificados problemas físicos e psicológicos, e a dificuldade para o uso de ferramentas tecnológicas para o ensino à distância. Neste artigo será apresentado o Projeto Estamos Juntos, seus métodos e resultados alcançados, como alternativas a estes problemas identificados. Este conteúdo serve como um exemplo de alternativa que pode ser implementada em qualquer escola em que se deseja dar apoio ao professor, auxiliando em diferentes áreas, como psicológica e técnicas exemplificadas no texto.Downloads
References
COSTA, G. Pandemia de covid-19 fez ensino e papel do professor mudarem. 2020. Disponível em: https://agenciabrasil.ebc.com.br/educacao/noticia/2020-10/pandemia-de-covid-19-fez-ensino-e-papel-do-professor-mudarem. Acesso em: 23 fev. 2021.
GRANDISOLI, E. Educação e pandemia: desafios e perspectivas. 2020. Disponível em: https://jornal.usp.br/artigos/educacao-e-pandemia-desafios-e-perspectivas/. Acesso em: 23 fev. 2021
MARAFIGA, T. C. A utilização das tecnologias de informação e comunicação por professores de educação infantil. 2018. 23 f. TCC (Graduação) - Curso de Especialização de Tecnologias da Informação e da Comunicação Aplicada à Educação (Ead), Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, 2018.
MENEGHETTI, A. Antonio Meneghetti sobre... Criatividade e sensibilidade estética. Recanto Maestro: Fundação Antonio Meneghetti, 2018.
PASINI, C. G. D. A educação híbrida em tempos de pandemia: algumas considerações. 2020., Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria - RS, 2020.
Downloads
Published
Issue
Section
License
Autores que submetem trabalhos a esta conferência aceitam os seguintes termos:
a) Autores retêm os direitos de autoria do trabalho, enquanto permitem à conferência disponibilizar o trabalho não publicado sob uma licença Creative Commons Attribution License, que permite o livre acesso, uso e divulgação/compartilhamento do trabalho, com indicação de autoria e sua apresentação inicial nesta conferência.
b) Autores são autorizados a abrir mão dos termos da licença Creative Commons e assumir outros arranjos contratuais separados para a distribuição não-exclusiva e subseqüênte publicação do trabalho (ex.: publicar uma versão revista numa conferência, armazenar em repositório institucional, ou publicar como capítulo de um livro), com indicação de sua apresentação inicial nesta conferência.
c) Autores são estimulados a publicar e distribuir o seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes e após a conferência.