Da técnica a criação artística, uma experiência de ensino na educação infantil com o projeto: massas e melecas - de artista a padeiro.

Authors

  • Thayse Smek Uberna Faculdade Antonio Meneghetti

Abstract

Esta pesquisa apresenta questões profissionais do trabalho docente na Educação Infantil, pois a partir de reflexões e estudos se originou o projeto de ensino intitulado: “Massas e melecas - De artista a padeiro”. Realizado no período de março a junho de 2019, em um Centro Municipal de Educação Infantil da cidade de Curitiba-PR. O conteúdo em questão refere-se à educação para as artes, no desenvolvimento de diferentes técnicas de modelagem, visando à criação artística e a experimentação com práticas culinárias. A metodologia abordada foi à qualitativa juntamente com a pesquisa-ação, as práticas educativas foram aplicadas por meio de um projeto de ensino, as aulas previamente planejadas com a participação das crianças. Utilizam-se os registros do processo da aplicação do projeto de ensino, como fotografias e reflexões teóricas que ilustram as aprendizagens e saberes do grupo de crianças bem pequenas do maternal II. As atividades propostas no projeto consistiram em fazer, comer e brincar diferentes massas e melecas como: massa de modelar, slime de marshmallow, massa nuvem, areia movediça, bolachas, brigadeiro e pão, sendo desenvolvida por meio do processo de ensino e aprendizagem, buscando responder ao desafio encontrado: utilizar a BNCC na prática docente, bem como realizar reflexões e observações levantadas pela professora após observar as brincadeiras das crianças durante a presença na instituição de ensino. Como resultados, foram obtidas reflexões acerca da atuação docente, aprendizagens para as crianças e adultos envolvidos, oficina de modelagem com as famílias e exposição fotográfica e a solução do desafio profissional.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biography

Thayse Smek Uberna, Faculdade Antonio Meneghetti

Aluna do Curso de Bacharelado em Ontopsicologia, Antonio Meneghetti Faculdade (AMF). Pedagoga e professora da Educação Infantil. E-mail: thayse_uberna@hotmail.com

References

ARTISTA. In: PRIBERAM – Dicionário de Língua Portuguesa online. Disponível em: < https://dicionario.priberam.org/artista> Acesso em: 21 mai. 2020.

BAXTER, N. My First Fairy Tales – O biscoitinho. U. K. Annes Publishing Limited. 2008.

BRANDÃO, C. R. Pesquisa participante. São Paulo, Brasiliense, 1981.

BRASIL. Base Nacional Comum Curricular. Disponível em: <http://basenacionalcomum.mec.gov.br/abase/#infantil/os-campos-de-experiencias> Acesso em: 12 set. 2019.

DEHEINZELIN, M. MONTEIRO, P. CASTANHO, A. F. Aprender com a criança – experiência e conhecimento. Belo Horizonte. Autêntica. 2018.

HERNÁNDEZ, F; VENTURA, M. A organização do currículo por projetos de trabalho: O conhecimento é um caleidoscópio. 5. ed. Tradução Jussara Haubert Rodrigues. Porto Alegre: Artmed, 1998.

MENEGHETTI, A. A Cozinha Viva. 2. ed. Recanto Maestro, RS: Ontopsicológica Editora Universitária, 2010.

MENEGHETTI, A. Dicionário de Ontopsicologia. 2. ed. Recanto Maestro, RS: Ontopsicológica Editora Universitária, 2012.

MENEGHETTI, A. Pedagogia Ontopsicológica. 3. ed. Recanto Maestro, RS: Ontopsicológica Editora Universitária, 2014.

MENEGHETTI, A. Antonio Meneghetti sobre... Criatividade e Sensibilidade Estética. Recanto Maestro, RS: Ontopsicológica Editora Universitária, 2018.

PADEIRO. In: PRIBERAM – Dicionário de Língua Portuguesa online. Disponível em: < https://dicionario.priberam.org/padeiro> Acesso em: 21 mai. 2020.

TURIN, J. Vida, Obra, Arte. Disponível em: < http://joaoturin.com.br/> Acesso em: 19 mai. 2020.

VIDOR, A. Relação entre pais e filhos – a origem dos problemas. Recanto Maestro, RS: Ontopsicológica Editora Universitária. 2018.

Published

2022-04-20