Da técnica a criação artística, uma experiência de ensino na educação infantil com o projeto: massas e melecas - de artista a padeiro.
Résumé
Esta pesquisa apresenta questões profissionais do trabalho docente na Educação Infantil, pois a partir de reflexões e estudos se originou o projeto de ensino intitulado: “Massas e melecas - De artista a padeiro”. Realizado no período de março a junho de 2019, em um Centro Municipal de Educação Infantil da cidade de Curitiba-PR. O conteúdo em questão refere-se à educação para as artes, no desenvolvimento de diferentes técnicas de modelagem, visando à criação artística e a experimentação com práticas culinárias. A metodologia abordada foi à qualitativa juntamente com a pesquisa-ação, as práticas educativas foram aplicadas por meio de um projeto de ensino, as aulas previamente planejadas com a participação das crianças. Utilizam-se os registros do processo da aplicação do projeto de ensino, como fotografias e reflexões teóricas que ilustram as aprendizagens e saberes do grupo de crianças bem pequenas do maternal II. As atividades propostas no projeto consistiram em fazer, comer e brincar diferentes massas e melecas como: massa de modelar, slime de marshmallow, massa nuvem, areia movediça, bolachas, brigadeiro e pão, sendo desenvolvida por meio do processo de ensino e aprendizagem, buscando responder ao desafio encontrado: utilizar a BNCC na prática docente, bem como realizar reflexões e observações levantadas pela professora após observar as brincadeiras das crianças durante a presença na instituição de ensino. Como resultados, foram obtidas reflexões acerca da atuação docente, aprendizagens para as crianças e adultos envolvidos, oficina de modelagem com as famílias e exposição fotográfica e a solução do desafio profissional.
Téléchargements
Références
ARTISTA. In: PRIBERAM – Dicionário de Língua Portuguesa online. Disponível em: < https://dicionario.priberam.org/artista> Acesso em: 21 mai. 2020.
BAXTER, N. My First Fairy Tales – O biscoitinho. U. K. Annes Publishing Limited. 2008.
BRANDÃO, C. R. Pesquisa participante. São Paulo, Brasiliense, 1981.
BRASIL. Base Nacional Comum Curricular. Disponível em: <http://basenacionalcomum.mec.gov.br/abase/#infantil/os-campos-de-experiencias> Acesso em: 12 set. 2019.
DEHEINZELIN, M. MONTEIRO, P. CASTANHO, A. F. Aprender com a criança – experiência e conhecimento. Belo Horizonte. Autêntica. 2018.
HERNÁNDEZ, F; VENTURA, M. A organização do currículo por projetos de trabalho: O conhecimento é um caleidoscópio. 5. ed. Tradução Jussara Haubert Rodrigues. Porto Alegre: Artmed, 1998.
MENEGHETTI, A. A Cozinha Viva. 2. ed. Recanto Maestro, RS: Ontopsicológica Editora Universitária, 2010.
MENEGHETTI, A. Dicionário de Ontopsicologia. 2. ed. Recanto Maestro, RS: Ontopsicológica Editora Universitária, 2012.
MENEGHETTI, A. Pedagogia Ontopsicológica. 3. ed. Recanto Maestro, RS: Ontopsicológica Editora Universitária, 2014.
MENEGHETTI, A. Antonio Meneghetti sobre... Criatividade e Sensibilidade Estética. Recanto Maestro, RS: Ontopsicológica Editora Universitária, 2018.
PADEIRO. In: PRIBERAM – Dicionário de Língua Portuguesa online. Disponível em: < https://dicionario.priberam.org/padeiro> Acesso em: 21 mai. 2020.
TURIN, J. Vida, Obra, Arte. Disponível em: < http://joaoturin.com.br/> Acesso em: 19 mai. 2020.
VIDOR, A. Relação entre pais e filhos – a origem dos problemas. Recanto Maestro, RS: Ontopsicológica Editora Universitária. 2018.
Téléchargements
Publié-e
Numéro
Rubrique
Licence
Autores que submetem trabalhos a esta conferência aceitam os seguintes termos:
a) Autores retêm os direitos de autoria do trabalho, enquanto permitem à conferência disponibilizar o trabalho não publicado sob uma licença Creative Commons Attribution License, que permite o livre acesso, uso e divulgação/compartilhamento do trabalho, com indicação de autoria e sua apresentação inicial nesta conferência.
b) Autores são autorizados a abrir mão dos termos da licença Creative Commons e assumir outros arranjos contratuais separados para a distribuição não-exclusiva e subseqüênte publicação do trabalho (ex.: publicar uma versão revista numa conferência, armazenar em repositório institucional, ou publicar como capítulo de um livro), com indicação de sua apresentação inicial nesta conferência.
c) Autores são estimulados a publicar e distribuir o seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes e após a conferência.