Transtorno do espectro autista: desafios e possibilidades

Auteurs-es

  • Tainara Friedrich Curso de Licenciatura em Pedagogia, Antonio Meneghetti Faculdade
  • Claudiane Weber Curso de Licenciatura em Pedagogia, Antonio Meneghetti Faculdade
  • Claudiane Weber Curso de Licenciatura em Pedagogia, Antonio Meneghetti Faculdade

Résumé

Este artigo apresenta um estudo realizado com um menino de três anos que apresenta o Transtorno do Espectro Autista, tendo como objetivo geral adaptar uma metodologia pedagógica que faça com que o individuo com TEA se desenvolva. Este trabalho corresponde ao começo de estudos realizados no segundo semestre de 2020, de uma estudante do 7º semestre do Curso de Licenciatura de Pedagogia Ontopsicológica, na Faculdade Antonio Meneghetti, localizada em Restinga Seca, RS. Esta proposta visa apresentar um estudo de caso, baseado em desenvolver um menino com TEA, tendo como base teórica diversos educadores e inserindo diversos tipo de metodologias destes no cotidiano desta criança com o objetivo de desenvolvê-la integralmente.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Bibliographies de l'auteur-e

Tainara Friedrich, Curso de Licenciatura em Pedagogia, Antonio Meneghetti Faculdade

Acadêmica do Curso de Licenciatura em Pedagogia, Antonio Meneghetti Faculdade

Claudiane Weber, Curso de Licenciatura em Pedagogia, Antonio Meneghetti Faculdade

Doutora em Ciências (USP). Professora do Curso de Licenciatura em Pedagogia, Antonio Meneghetti Faculdade.

Claudiane Weber, Curso de Licenciatura em Pedagogia, Antonio Meneghetti Faculdade

Doutora em Ciências (USP). Professora do Curso de Licenciatura em Pedagogia, Antonio Meneghetti Faculdade.

Références

ASSUMPÇÃO JUNIOR, J. F. B., Jr. Transtornos invasivos do desenvolvimento infantil. São Paulo, SP: Lemos, 1997.

BARON-COHEN, S.; TAGER-FLUSBERG, H.; COHEN, D. Understanding other minds. New York: Oxford University Press, 1993.

BOSA, C. As relações entre autismo, comportamento social e função executiva. Psicologia: Reflexão e Crítica, 14, p. 281-9, 2001.

HUDSON, P. The autistc child’s appraisal of emotion. Journal of Child Psychology and Psychiatry, 27, p. 321-342, 1986.

MOTA, Gabriella. Você realmente conhece o Transtorno do Espectro Autista? Linha Direta na gestão educacional, Belo Horizonte, ed. 250, ano 22, p. 20-22, jan. 2019.

RUTTER, M.; TAYLOR, E.; HERSOV, L. Child and adolescent psychiatry: Modern approaches. Oxford: Blackwell Science, 1996.

SILUK, Ana Cláudia Pavão (Org.). Atendimento Educacional Especializado- AEE: contribuições para a prática pedagógica. 1.ed., 1. reimpr. – Santa Maria: Laborátorio de pesquisa e documentação – CE. Universidade Federal de Santa Maria: UFSM, 2014.

SILVA, Edna Lúcia da, MENEZES, Estera Muszkat Metodologia da pesquisa e elaboração de dissertação,. – 4. ed. rev. atual. – Florianópolis: UFSC, 2005. 138p.

Téléchargements

Publié-e

2022-04-13