As Mídias na Educação: um importante recurso para o ensino-aprendizagem de Língua Estrangeira
Abstract
A utilização das mídias na educação tem se mostrado um produtivo recurso para auxiliar no processo de aprendizagem, especialmente no ensino de línguas estrangeiras. A não inclusão da Língua Estrangeira no currículo de uma escola, no município de São Sepé, fomentou este projeto que tem por objetivo o ensino da língua espanhola através da tecnologia. Optou-se, portanto, que esse ensino fosse mediado pelas tecnologias, a fim de oportunizar não apenas a aprendizagem da língua, mas também o uso das mídias para a busca e a construção do conhecimento com autonomia, assim, esse processo poderá estender-se a outras disciplinas também. Os resultados apontam para a importância do uso das mídias para a aprendizagem da língua estrangeira, pois promove a maior participação dos alunos e o melhor desempenho na realização das atividades propostas. Os estudantes aprendem os conteúdos estudados através de aulas mediadas pelas tecnologias. Considera-se, portanto, que o uso das mídias tem melhorado a cada dia o aprendizado dos alunos, pois aproxima estudantes e professores, cria o interesse e a expectativa pelo novo, já que o mundo virtual oferece novidades, fomenta, portanto, o conhecimento através da interação, a partir da qual alunos e professores exploram e constroem novos conhecimentos. A metodologia do projeto foi desenvolvida com base no aporte teórico dos estilos de aprendizagem (ALONSO, GALLEGO & HONEY, 1999), na abordagem comunicativa (MARTINEZ, 2009) e nos objetos de aprendizagem (LEFFA, 2006) que contribuíram para o planejamento e a execução das aulas de Língua Espanhola como Língua Estrangeira.
Downloads
Riferimenti bibliografici
ALONSO, C. M.; GALLEGO, D. J.; HONEY, P. Los estilos de aprendizaje: procedimientos de diagnóstico y mejora. Madrid: Mensajero, 1999.
AMARAL, S. F; BARROS, D. M. Estilos de Aprendizagem no Contexto Educativo de Uso das Tecnologias. DigitaisInt erativas. 2008. Disponível em: ˂http://www.lantec.fe.unicamp.br/lantec/pt/tvdi_portugues/daniela.pdf˃ Acesso em: 21/05/2016.
ARROYO, G. Ofício de Mestre: Imagens e auto imagens. Petrópolis, RJ: Vozes 2000.
BARP, P. Vídeo - Rubem Alves Fala sobre a Escola da Ponte. 2012. Disponível em:< http://www.youtube.com/watch?v=MtGyHzIafLc>Acesso em: 29/03/2016.
D’ABREU, J.V. et al. Tecnologias e Mídias Interativas na Escola: Projeto TIME. Campinas: UNICAMP/NIED, 2010. Disponível em: <http://perseus.nied.unicamp.br/livro/time.pdf > Acesso em: 15/04/2016.
LEFFA, V. J. Nem tudo que balança cai: objetos de aprendizagem no ensino de línguas. Polifonia. Cuiabá, vol.12, n.2, p.15 -45, 2006.
MARTINEZ, P. Didática de línguas estrangeiras. Parábola editorial. São Paulo. 2009.
Downloads
Pubblicato
Fascicolo
Sezione
Licenza
Autores que submetem trabalhos a esta conferência aceitam os seguintes termos:
a) Autores retêm os direitos de autoria do trabalho, enquanto permitem à conferência disponibilizar o trabalho não publicado sob uma licença Creative Commons Attribution License, que permite o livre acesso, uso e divulgação/compartilhamento do trabalho, com indicação de autoria e sua apresentação inicial nesta conferência.
b) Autores são autorizados a abrir mão dos termos da licença Creative Commons e assumir outros arranjos contratuais separados para a distribuição não-exclusiva e subseqüênte publicação do trabalho (ex.: publicar uma versão revista numa conferência, armazenar em repositório institucional, ou publicar como capítulo de um livro), com indicação de sua apresentação inicial nesta conferência.
c) Autores são estimulados a publicar e distribuir o seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes e após a conferência.