As Mídias na Educação: um importante recurso para o ensino-aprendizagem de Língua Estrangeira

Autores

  • Juliana da Silveira Machado UFPEL UNIPAMPA
  • Patrícia Mussi Escobar Iriondo Otero UFPEL

Resumo

A utilização das mídias na educação tem se mostrado um produtivo recurso para auxiliar no processo de aprendizagem, especialmente no ensino de línguas estrangeiras. A não inclusão da Língua Estrangeira no currículo de uma escola, no município de São Sepé, fomentou este projeto que tem por objetivo o ensino da língua espanhola através da tecnologia. Optou-se, portanto, que esse ensino fosse mediado pelas tecnologias, a fim de oportunizar não apenas a aprendizagem da língua, mas também o uso das mídias para a busca e a construção do conhecimento com autonomia, assim, esse processo poderá estender-se a outras disciplinas também. Os resultados apontam para a importância do uso das mídias para a aprendizagem da língua estrangeira, pois promove a maior participação dos alunos e o melhor desempenho na realização das atividades propostas. Os estudantes aprendem os conteúdos estudados através de aulas mediadas pelas tecnologias. Considera-se, portanto, que o uso das mídias tem melhorado a cada dia o aprendizado dos alunos, pois aproxima estudantes e professores, cria o interesse e a expectativa pelo novo, já que o mundo virtual oferece novidades, fomenta, portanto, o conhecimento através da interação, a partir da qual alunos e professores exploram e constroem novos conhecimentos. A metodologia do projeto foi desenvolvida com base no aporte teórico dos estilos de aprendizagem (ALONSO, GALLEGO & HONEY, 1999), na abordagem comunicativa (MARTINEZ, 2009) e nos objetos de aprendizagem (LEFFA, 2006) que contribuíram para o planejamento e a execução das aulas de Língua Espanhola como Língua Estrangeira.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia Autor

Juliana da Silveira Machado, UFPEL UNIPAMPA

LÍNGUA ESPANHOLA CONCLUÍDO (UFPEL ESPECIALIZAÇÃO EM MÍDIAS NA EDUCAÇÃO CONCLUÍDO (UFPEL) GRADUAÇÃO LETRAS PORTUGUÊS (UNIPAMPA) EM ANDAMENTO

Referências

ALONSO, C. M.; GALLEGO, D. J.; HONEY, P. Los estilos de aprendizaje: procedimientos de diagnóstico y mejora. Madrid: Mensajero, 1999.

AMARAL, S. F; BARROS, D. M. Estilos de Aprendizagem no Contexto Educativo de Uso das Tecnologias. DigitaisInt erativas. 2008. Disponível em: ˂http://www.lantec.fe.unicamp.br/lantec/pt/tvdi_portugues/daniela.pdf˃ Acesso em: 21/05/2016.

ARROYO, G. Ofício de Mestre: Imagens e auto imagens. Petrópolis, RJ: Vozes 2000.

BARP, P. Vídeo - Rubem Alves Fala sobre a Escola da Ponte. 2012. Disponível em:< http://www.youtube.com/watch?v=MtGyHzIafLc>Acesso em: 29/03/2016.

D’ABREU, J.V. et al. Tecnologias e Mídias Interativas na Escola: Projeto TIME. Campinas: UNICAMP/NIED, 2010. Disponível em: <http://perseus.nied.unicamp.br/livro/time.pdf > Acesso em: 15/04/2016.

LEFFA, V. J. Nem tudo que balança cai: objetos de aprendizagem no ensino de línguas. Polifonia. Cuiabá, vol.12, n.2, p.15 -45, 2006.

MARTINEZ, P. Didática de línguas estrangeiras. Parábola editorial. São Paulo. 2009.

Publicado

2018-12-01